01/11/2018 até 28/06/2020
IAC, Centro de Recursos Genéticos Vegetais
manejo e conservação do solo e água
Biodiversidade
Entre as plantas utilizadas como medicinais da flora aromática nacional com potencial para aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e afins, destaca-se Lippia alba (Mill) N.E. Brown, família Verbenaceae , ordem Lamiales. A espécie, conhecida popularmente como erva-cidreira, falsa-melissa, dentre outros nomes, possui aspecto chamativo no período da floração, com aroma forte e agradável, devido à presença de óleo essencial nas suas folhas e flores.
Diante do potencial agroindustrial de L.alba, a espécie foi objeto de melhoramento genético no Instituto Agronômico a partir do cruzamento de diferentes quimiotipos (linalol, mirceno/cânfora, limoneno/carvona, citral). Os resultados dos cruzamentos entre os quimiotipos e as autofecundações geraram plantas de quimiotipos diversos de L. alba, os quais foram clonados compondo uma coleção da espécie no Instituto Agronômico (IAC), Campinas- SP.
Não há, até o momento, estudos envolvendo a caracterização química dos óleos essenciais dos clones de Lippia alba da coleção do IAC, assim como a respeito do desenvolvimento agronômico destes.
Visando avaliar o potencial uso industrial da coleção de Lippia alba do IAC, este projeto tem por objetivos: caracterizar a composição química dos óleos essenciais dos diferentes quimiotipos, avaliar a influência da sazonalidade e de diferentes laminas de irrigação na produção de biomassa, rendimento e composição química do óleo essencial dos clones da espécie.
Marcia Ortiz Mayo Marques | Coordena este projeto |
O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]
Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP
Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427
Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP
Fone : (19) 2137-8930