01/01/2018 até 28/08/2020
IAC, Centro de Cana
tecnologia da produção
Ecofisiologia e fisiologia vegetal
Os reguladores vegetais agem alterando a morfologia e a fisiologia da planta podendo levar a modificações qualitativas e quantitativas na produção. Podem atuar promovendo a diminuição do crescimento da planta, possibilitando incrementos no teor de sacarose, precocidade de maturação, aumento na produtividade com o aumento do número de internódios, inibição da floração e também atuar sobre as enzimas (invertases), que catalisam o acúmulo de sacarose nos colmos. Sua aplicação no sistema de produção da cana-de-açúcar tem proporcionado uma maior flexibilidade no gerenciamento da colheita, altamente relevante para o planejamento da safra, além de propiciar a industrialização de uma matéria-prima de melhor qualidade. Porém, a viabilidade da utilização depende de uma série de fatores, sejam eles climáticos, técnicos, econômicos e, sobretudo, das respostas que cada variedade possa proporcionar a esta prática de cultivo.
O Ethrel® é utilizado em cana-de-açúcar para diversos propósitos destacando o aumento do teor de sacarose antecipando a maturação (maturador), a inibição da floração e mais recentemente ganhos em produtividade (aumento do número de internódios) e também na redução da isoporização em algumas variedades que apresentam indução floral.
Maximiliano Salles Scarpari | Coordena este projeto |
O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]
Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP
Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427
Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP
Fone : (19) 2137-8930