Detalhes do projeto SGP 960

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Estudo de métodos moleculares para o diagnóstico de microrganismos provenientes de materiais recebidos pelo Quarentenário IAC.

Coordenador(a): Roberta Pierry Uzzo

Vigência do projeto

01/03/2016 até 28/03/2020

Unidade responsável

IAC, Centro de Fitossanidade

Área Estratégica

defesa fitossanitária

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

Os materiais recebidos no Quarentenário IAC são analisados por meio de testes de sanidade de sementes, avaliação de presença de insetos e plantas daninhas, fitopatologia, nematologia e virologia, em amostras retiradas do material de origem. Paralelamente à etapa de plantio, realizado em condições de casa de vegetação adaptada às necessidades de um quarentenário, são realizados testes de laboratório como patologia de sementes, PCR e identificação de bactérias e fungos. A técnica de PCR é de grande necessidade, pois é uma metodologia que permite que um fragmento específico da molécula dos ácidos nucleicos seja amplificado milhares de vezes em apenas algumas horas, de modo que os diagnósticos fitopalógicos sejam mais rápidos e confiáveis.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930