Detalhes do projeto SGP 141

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Estudos e modelos de avaliação e predição de erosão

Coordenador(a): Isabella Clerici De Maria

Vigência do projeto

01/11/1999 até 28/12/2021

Unidade responsável

IAC, Centro de Solos e Recursos Ambientais

Área Estratégica

manejo e conservação do solo e água

Linha de Pesquisa

Planejamento e conservação do solo e da água

 

Objetivo do projeto é avaliar perdas de solo em carreadores sob diferentes coberturas e em canal escoadouro em glebas cultivadas com cana-de-açúcar.

Os processos erosivos em áreas agrícolas têm sido alvos de diversos estudos, buscando conhecer seus fatores e determinar práticas para minimizar os problemas. Embora consideradas importantes na geração de sedimentos, nas áreas de estradas e carreadores não pavimentados, o tema tem sido pesquisado de forma ainda tímida. Os experimentos serão desenvolvidos na Usina Cofco Intl., nas unidades dos municípios de Catanduva-SP e Potirendaba-SP. O delineamento experimental será em blocos casualizados com 5 repetições e 4 tratamentos (T1= carreador descoberto; T2= carreador com gramínea; T3= carreador com palha; T4= carreador com pó de rocha). As perdas de terra serão medidas por dois métodos, que serão comparados entre si. O primeiro método é a medição do formato de cada perfil ao longo dos carreadores utilizando fios de nylon, que ficarão presos na parte superior de duas estacas, devidamente numeradas para identificação de cada perfil dentro das parcelas, tomando-se medidas das distâncias entre o fio de nylon e o solo com um auxílio de uma régua de alumínio. O segundo método será baseado na técnica de structure-from-motion (SfM), com reconstrução tridimensional (3D) da superfície do solo, e posterior geração de modelos digitais de elevação (MDE) de alta resolução através de veículo aéreo não tripulado (VANT). O volume de solo erodido será calculado através da diferença entre MDEs de diferentes épocas. Serão gerados mapas da distribuição espacial das perdas de solo e das incertezas das estimativas nas áreas de estudo. Os valores de perda de solo serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey para a comparação das médias.

Os modelos de predição de erosão são importantes instrumentos em estudos de polí­tica conservacionista, programas de planejamento ambiental, projetos conservacionistas nas propriedades agrícolas, além de serem importantes ferramentas de ensino e pesquisa. A pesquisa objetiva avaliar a utilização de modelos matemáticos de predição de erosão e sua validação para utilização prática para as condições edafo-climáticas do estado de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos são utilizados dados de perdas de terra e de água que vem sendo obtidos por mais de 70 anos pela Seção de Conservação do Solo, em talhões com sistemas coletores de erosão, instalados em quatro estações experimentais e representando diferentes combinações de solo, topografia e clima. Estes dados serão comparados com as predições feitas pelos modelos a partir de dados de atributos fí­sicos, quí­micos e biológicos do solo e de produção das culturas. O principal modelo estudado, que é ainda, o mais utilizado, será a USLE e suas modificações (MUSLE e RUSLE), além dos modelos WEPP, LISEM e SWAT.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930