Detalhes do projeto SGP 2257

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Importância das atividades pesqueiras comerciais, de pequena escala e industriais, nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) do Estado de São Paulo (de 2010 a 2019) e região costeira do Estado do Paraná (de 2015 a 2019)

Coordenador(a): Marcus Henrique Carneiro

Vigência do projeto

01/05/2019 até 28/12/2022

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Marinho

Área Estratégica

tecnologia da produção

Linha de Pesquisa

Avaliação e controle de qualidade de produtos e processos

 

A caracterização da importância da pesca voltada ao manejo dos recursos pesqueiros e das pescarias e à gestão ambiental e territorial tem sido frequentemente demandada, notadamente no âmbito da gestão de Unidades de Conservação e da política de Licenciamento Ambiental, local, regional e nacional. Na última década para o Estado de São Paulo, destacam-se as demandas nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) paulista e nos licenciamentos de produção de Petróleo e Gás e Portuário, para definir critérios e subsidiar a pesquisa e gestão ambiental em seus territórios de uso e de influência (CARNEIRO et al., 2013; FAGUNDES et al., 2014; CARNEIRO & ÁVILA-DA-SILVA, 2015; CARNEIRO et al., 2015; ÁVILA-DA-SILVA et al., 2016), a partir de critérios analíticos diagnósticos e prognósticos. Dessa maneira o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina de São Paulo (PMAP/SP) executado pelo Instituto de Pesca (IP) assume um protagonismo histórico no Brasil, decorrentes de ser o único sistema a ser mantido sem interrupção e pertencente da mesma esfera pública de governo desde o seu início no ano 1944 (VIEIRA et al., 1945, STEMPNIEWSKI, 1997). Em decorrência do reconhecimento desta expertise e seguindo a mesma linha de atuação, o IP através e em parceira com a FUNDEPAG, vem desde 2013 executando ações direcionadas à realização da caracterização socioeconômica e implementação do Monitoramento Pesqueiro no Estado do Paraná (em execução desde 2017). Desta forma, além de consolidar uma análise temporal e espacial da atividade pesqueira nas APAMs paulista e região costeira do paraná, pretende-se através da exploração dos dados e informações disponibilizados pelos PMAPs SP e PR consolidar um “produto referencial de consultoria precificado”, para atendimento de demandas iguais ou similares às já submetidas e executadas pelos referidos PMAPs.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930