Detalhes do projeto SGP 2212

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Mercado do pescado: consumo e sustentabilidade

Coordenador(a): Marie Anne Najm Chalita

Vigência do projeto

01/07/2019 até 28/07/2022

Unidade responsável

IP, Centro de Recursos Hídricos

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

Há uma grande falta de estudos que tratem do tema sociedade, meio ambiente e mercados, a partir da fronteira de conhecimento entre sociologia e economia, referenciado pelo tema do consumo alimentar. Neste grande eixo de reflexão, a análise que pode centralizada na identificação de quais são os obstáculos estruturais que se erguem nos mercados para sua adesão à sustentabilidade ambiental - apesar da disposição do consumidor em aderir à uma ética ambiental em sua relação com o mundo material no cotidiano que não esteja limitada à ações voluntaristas – mostra-se ainda mais rara.

Neste projeto de pesquisa parte-se do sub-campo da sociologia econômica e procura-se empreender uma leitura das fronteiras entre a Economia das Convenções e a Economia das Singularidades, com vistas a compreender a legitimação e consolidação da problemática do consumo nas análises dos mercados de qualidade dos alimentos. Serão enfatizados limites da teoria econômica neoclássica quanto à autonomia social do fenômeno do consumo e as dificuldades de reconhecimento que este objeto de investigação enfrentou dentro das ciências sociais em geral.

A reflexão volta-se em torno da sustentabilidade ambiental como um novo referencial de qualidade do pescado para o consumo deste alimento, possibilidade que demonstra garantir a reprodução da própria atividade pesqueira a médio e longo prazo. Além dos impactos imediatos da pesca sobre a biodiversidade, a aquicultura e a gradativa e crescente quebra das barreiras morais, éticas e ambientais à transgenia ou edição de genoma demonstram a importância das análises sobre o consumo do pescado e a criação de novos dispositivos de mercado. A inespecificidade no consumo – característica do consumo de pescado no Brasil - conduz ao caráter de excelência de alguns alimentos e ao mesmo tempo restritivo quanto ao seu acesso por amplos segmentos populacionais. É a característica dos produtos de mercados de qualidade de alta agregação de valor, normalmente assegurados e submetidos à políticas públicas específicas. Situações particulares no mercado do pescado e ao nível das organizações envolvidas dificultam esta adesão no caso do pescado.

Para avançar na compreensão de como a sustentabilidade ambiental opera nos mercados, estes últimos devem ser considerados como planos de produção de vínculos sociais que, implicados na atividade econômica, resultam em redução das margens de lucro, em redistribuição da riqueza e em repartição social dos ganhos. A sustentabilidade torna ainda mais importante a compreensão destes vínculos porque indica o esforço de coordenação nos mercados em um ambiente de racionalidade limitada, complexidade e incerteza, oportunismo e a especificidade dos ativos. A sustentabilidade requer um contra-movimento social protetor à idéia de um mercado auto-regulável. Ao enfatizar o segmento do consumo e os instrumentos de mercado necessários para contrapor-se à sobrepesca, visando inclusive a reprodução da própria atividade pesqueira e o papel do Estado neste sentido, vamos nos reportar à definição dos mercados contestados.

A pesca extrativista marinha ou continental integra um mercado de qualidade sem, no entanto, que o fenômeno da sobrepesca tenha sido incorporado como tal pelos agentes econômicos e pelas políticas públicas, incorporação necessária para atenuar a pressão sobre os recursos pesqueiros que os instrumentos de política tradicional não têm conseguido alcançar.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

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