01/10/2021 até 28/10/2023
IAC, Centro de Ação Regional
sustentabilidade ambiental
Estudos Econômicos e Sociais
Esse projeto visa fomentar o milho crioulo como produto artesanal e tradicional da agropecuária do Estado de São Paulo - dentro do Programa Artesanais Premium da SAA. Busca discutir melhorias nos processos de produção baseados nos princípios da sustentabilidade, saudabilidade e boas práticas de fabricação, além de discutir o ambiente regulatório deste produto, respeitando sua característica singular e tradicional. O milho crioulo é parte do patrimônio histórico e cultural da sociedade paulista e incorpora valor aos territórios onde são elaborados, além de despertar a atratividade turística e o desenvolvimento local.
Objetivos Gerais
Os objetivos desse projeto estão em conformidade com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável - ODS, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Agenda 2030:
ODS 2. Fome zero e agricultura sustentável.
ODS 3. Saúde e bem -estar.
ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico.
ODS 9. Indústria, inovação e infraestrutura.
ODS 10. Redução das desigualdades.
ODS 12. Consumo e produção responsáveis.
ODS 16. Paz, justiça e Instituições eficazes.
Objetivos específicos
1. Valorizar os produtos artesanais e tradicionais, elementos importantes do patrimônio histórico e cultural da sociedade paulista, mediante políticas públicas específicas.
2. Promover o debate sobre os marcos regulatórios para o uso das sementes crioulas.
3. Fortalecer a governança dos segmentos artesanais e tradicionais com objetivo de desenvolver projetos coletivos de desenvolvimento setorial e territorial como os arranjos produtivos locais, indicações geográficas, marcas coletivas, selos e rotas turísticas.
4. Reduzir desperdícios e proporcionar maior eficiência às cadeias de produção da agroindústria paulista.
5. Promover a oferta de alimentos nutritivos e seguros à sociedade, com base na difusão das normas vigentes e das boas práticas de fabricação.
6. Agregar mais qualidade e valor aos produtos artesanais paulistas mediante inovação de gestão, organizacional e tecnológica para que ampliem a competitividade destes nos diferentes mercados.
7. Ampliar a geração de renda e empregos no Estado de São Paulo de forma a contribuir para o aumento do PIB Paulista.
Metodologia
Reconhecimento das lideranças e caracterização da governança das cadeias e territórios.
Aplicação de questionários com as lideranças identificadas
Realização de oficinas junto às lideranças, mediante emprego de metodologias como CANVAS/ design Thinking.
Conservação das sementes crioulas
Proposição de soluções, mediante encaminhamentos de adequações das normas, de projetos tecnológicos, de inovação, de cursos de capacitação e orientação, além de políticas públicas de fomento.
Cristina Fachini | Coordena este projeto |
O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]
Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP
Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427
Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP
Fone : (19) 2137-8930