Detalhes do projeto SGP 2453

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Qualificador individual de frutos e hortaliças pela avaliação da conformidade do perfil, teor de umidade e teor de sólidos solúveis (açucares).

Coordenador(a): Maria Aparecida Lima

Vigência do projeto

01/06/2021 até 28/02/2022

Unidade responsável

IAC, Centro de Engenharia e Automação

Área Estratégica

produtos e processos inovadores

Linha de Pesquisa

Engenharia e mecanização agrícola

 

Existe no mundo bem como no Brasil, a necessidade de determinar a perfeita conformac?a?o, bem como o grau de maturac?a?o de frutas e hortalic?as assegurando assim a qualidade do produto, agregando-se a este desenvolvimento valor de mercado. Para alcanc?ar este resultado sera? desenvolvido um equipamento para esta atividade, utilizando-se formas conjugadas de te?cnicas de ultrassom associado a? te?cnicas de ana?lise de imagens digitais. O equipamento de forma continua, ira? realizar a segregac?a?o de indivi?duos em na?o conformidade aos padro?es estipulados pelo cliente. As te?cnicas de ana?lise de imagens sa?o de extrema importa?ncia para localizac?a?o espacial, determinac?a?o da forma e tamanho dos frutos e hortalic?as no sistema de selec?a?o, propiciando a determinac?a?o dos pontos a serem utilizados pelo utltrassom, visto que, para determinac?a?o da concentrac?a?o de a?gua e o teor de ac?ucares do fruto, e? determinado pela variac?a?o do tempo de percolac?a?o da onda no material durante o processo, utilizando-se para isso a lavagem como acoplante. Espera-se com este equipamento executar uma melhor selec?a?o de frutas e hortalic?as, agregando valor ao produto nacional visando sua qualificac?a?o, buscando atender normas internacionais. Ale?m disso, pela selec?a?o gene?tica auxiliar no desenvolvimento de para?metros para o aprimoramento da cultura. Por ser um projeto inovador, este acaba impactando no desenvolvimento tecnolo?gico da empresa, bem como prospectando novos nego?cios de inovac?a?o em um mercado inexistente no Brasil. “O mercado de qualificac?a?o agri?cola”.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930