Detalhes do projeto SGP 2273

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Utilização de Poecilia reticulata e Danio rerio como organismos biondicadores

Coordenador(a): Adriana Sacioto Marcantonio

Vigência do projeto

01/02/2021 até 28/12/2025

Unidade responsável

AR, Polo Regional Vale do Paraíba

IP, Centro de Pescado Continental

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

O uso de indicadores biológicos tem aumentado nos últimos anos, com o intuito de investigar a poluição ambiental, sendo que o ambiente aquático apresenta uma grande vulnerabilidade, tendo a agricultura papel de destaque como uma das principais atividades humanas que contribui para o aumento da poluição, devido à utilização de pesticidas. Essas substâncias, dentre os poluentes ambientais, têm recebido recente atenção pelo seu potencial em alterar populações e o dinamismo entre comunidades.

No Brasil, os herbicidas são os agrotóxicos mais utilizados, sendo os produtos à base de glifosato os mais amplamente utilizados, associado às práticas de plantio direto, cultivo mínimo e outras técnicas agrícolas que fazem controle químico de ervas daninhas. Por ser um produto considerado sistêmico, age rapidamente exterminando plantas daninhas. É um herbicida não seletivo, de ação pós emergente apresentado como concentrado solúvel.

Quanto à sua classificação toxicológica, o glifosato pertence à classe IV, sendo pouco tóxico e quanto à classificação do potencial de periculosidade ambiental, pertencem à classe III, produto perigoso ao meio ambiente, segundo dados da bula do produto. 

O objetivo deste trabalho é determinar a concentração letal mediana (CL50) do glifosato para alevinos de Danio rerio e Poecilia reticulata, bem como avaliar efeitos crônicos.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930