Detalhes do projeto SGP 2429

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Agroecologia e circuitos curtos de comercialização no estado de São Paulo: renda, segurança alimentar e desenvolvimento local.

Coordenador(a): Soraia de Fátima Ramos

Vigência do projeto

01/07/2020 até 28/06/2023

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

políticas e estudos socioeconômicos

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

A investigação tem por objetivo analisar o cenário atual dos circuitos curtos de comercialização em municípios selecionados do estado de São Paulo. O reconhecimento das potencialidades e fragilidades do comércio local de alimentos orgânicos e agroecológicos orienta-se por metodologias de pesquisa quali-quantitativa e pesquisa participante. As entrevistas semiestruturadas auxiliarão no levantamento de informações a respeito de iniciativas para o comércio direto de alimentos orgânicos nas várias modalidades de comercialização dos circuitos curtos (cestas, delivery, feiras, mercados institucionais, espaços e lojas especializadas), especialmente, as feiras agroecológicas. O diagnóstico com os resultados do estudo de casos múltiplos (situações municipais) da produção local, perfil da produção (agricultura familiar, caiçaras e comunidade indígena guarani) e dos consumidores de FLV orgânicos permitirá compartilhar experiências que poderão subsidiar a elaboração e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção da alimentação saudável, geração de renda no campo e desenvolvimento territorial. A equipe multidisciplinar (agronomia, biologia, economia, estatística, geografia, sociologia e zootecnia) reúne pesquisadores científicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e extensionistas rurais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo: Instituto de Economia Agrícola/APTA; Polo Regional Centro Sul, UPD em Agricultura Ecológica/APTA; Polo Regional Vale do Paraíba, UPD Ubatuba; Departamento de Desenvolvimento Sustentável, do Centro de Programas de Uso Sustentável; Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de São Paulo e Mogi das Cruzes, Casas de Agricultura da Baixada Santista e Litoral Norte, da Coordenadoria do Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930