01/05/2016 até 28/05/2018
IB, Centro de Sanidade Vegetal
defesa fitossanitária
Sanidade Vegetal
A ocorrência da requeima (Phytophthora infestans) e da pinta preta (Alternaria spp) está entre os principais fatores limitantes à produção econômica de batata e tomate no Brasil e no mundo. O alto potencial destrutivo dessas doenças, aliado quase sempre a cultivares com baixos níveis de resistência, torna a utilização de fungicidas e indutores uma das principais medidas efeitvas de controle.
A agricultura consciente de seu papel na produção de alimentos seguros, conservação do meio ambiente e na qualidade de vida de seus consumidores e trabalhadores, tem preconizado o uso de fungicidas e indutores de resistencia dentro de programas multidisciplinares de controle. O conhecimento do potencial de controle desses produtos é fundamental para que estes alcancem melhores resultados, a custo competitivo e baixo impacto ambiental.
Eficácia, modo de ação e resistência a precipitações são fatores que devem ser tecnicamente considerados em programas de manejo que visem a sustentabilidade das cadeias produtivas da batata e tomate. Os resultados a serem obtidos nesse projeto são de grande importância para produtores, técnicos, associações e cooperativas, pois permitem direcionar e disciplinar o uso de fungicidas e indutores em função do potencial de controle desses produtos. A possibilidade de integração entre fungicidas e indutores de resistência em misturas ou programas de aplicação no controle da requeima e pinta preta da batata abre perspectivas a um controle conceitualmente mais completo e eficaz.
Jesus Guerino Tofoli | Coordena este projeto |
O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]
Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP
Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427
Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP
Fone : (19) 2137-8930