Detalhes do projeto SGP 2468

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Efeito da suplementação de homeopáticos para vacas na dieta de vacas leiteiras e bezerros em aleitamento

Coordenador(a): Márcia Saladini Vieira Salles

Vigência do projeto

01/07/2021 até 28/07/2023

Unidade responsável

IZ, Centro de Bovinos de Leite

Área Estratégica

sanidade animal

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

Nas vacas o período de transição, que compreende o intervalo de tempo entre as três semanas antes do parto e as três semanas pós-parto é o momento de maior desafio sanitário para vacas leiteiras, devido às inúmeras alterações que acontecem preparando a vaca para o parto e lactação subsequente. É neste período que ocorrem a maior parte das doenças relacionadas ao ciclo produtivo de vacas leiteiras. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar a inclusão de composto homeopático na dieta de vacas leiteiras e seus efeitos sobre o desempenho produtivo e saúde de vacas no período de transição. Serão utilizadas 24 vacas hígidas da raça Holandesa, prenhes, e com parto previsto para 30 dias após o início das avaliações. As vacas serão avaliadas a partir dos 21 dias antes da data prevista para o parto, até 60 dias após o parto. As vacas serão aleatoriamente distribuídas em dois tratamentos: a) CON (controle; dieta basal com inclusão apenas do veículo do produto) e b) HF (adição de 2g/vaca/dia do composto homeopático Homeobase Figotonus®). Serão coletadas amostras de alimentos, sobras e sangue. Será monitorado o escore de condição corporal das vacas, e as ocorrências clínicas serão registradas durante todo o período de estudo. Com esse estudo, espera-se avançar no conhecimento sobre o uso da homeopatia e seus benefícios no desempenho produtivo e saúde de vacas leiteiras em período de transição.

E verificar se a suplementação do aditivo homeopático oral auxiliará no controle de processos infecciosos de diarreia por meio nas mudanças do metabolismo hematológico, na imunidade de bezerros na fase de aleitamento aumentando sua resistência às infecções e levando a um maior desempenho nesta fase de criação.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930