n° SGP 2231
Dada à importância da fruticultura no cenário regional objetiva-se identificar e estimar o custo de produção e rentabilidade econômica da cultura do maracujá, melancia, amora, manga, goiaba e banana na região de Marília/SP, local este onde o cultivo de plantas frutíferas encontra-se em expansão. A coleta dos dados será realizada nos municípios de pertencentes ao EDR de Marília. A metodologia utilizada para a estimativa do custo operacional de produção será a do Instituto de Economia Agrícola (IEA). As estruturas consideradas no sistema produtivo serão custo operacional efetivo (COE) e custo operacional total (COT). Serão estimados, também, quatro indicadores de rentabilidade (receita bruta, lucro operacional, margem bruta e índice de lucratividade). Pretende-se com os resultados deste projeto fornecer dados econômicos específicos destes agroecossistemas direcionando o planejamento de ações e agilizando a tomada de decisões dos produtores rurais e demais segmentos do agronegócio regional, além de servir de referência tecnológica aos empreendedores e instituições rurais de outras regiões do país.
Ver detalhes do projeto
Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto
AR / DGE
n° SGP 364
A modernização e o aprimoramento tecnológico da agricultura dependem da formação e capacitação técnica profissional de todos os componentes do do agronegócio. Nesse sentido, a qualificação dos recursos humanos é uma das principais etapas a serem devidamente ajustadas e aprimoradas para produção racional do alimento, com adequado usos dos insumos utilizados principalmente À queles utilizados para a proteção de plantas e manejo do mato e responsabilidade ambiental.
Objetiva-se de promover atividades de pesquisa agrícola, treinamento e capacitação dos técnicos da SAA/APTA em especial do Instituto Agronômico-IAC, da Basf Agrícola e de outros setores agrícolas transferindo os resultados obtidos na experimentação para o setor produtivo, fomentando a inovação tecnológica.
Em uma área de 10 hectares serão desenvolvidos experimentos na área de grãos e fibras envolvendo as culturas de milho, soja, feijão, arroz e algodão e na área de hortaliças com as culturas de tomate, cebola, batata, cenoura, beterraba, couve, entre outras folhosas. O pesquisadores do IAC das respectivas culturas e/ou área técnica participarão dos projetos de pesquisa de acordo com o seu interesse juntamente com a equipe da Basf agrícola formando uma equipe multidisciplinar e interinstitucional.
Ver detalhes do projeto
PAULO CÉSAR RECO
DGE